Se você chegou até aqui buscando algumas dicas para melhorar o seu posicionamento online, você veio ao lugar certo. Você Você pode até saber de algumas coisas, mas certamente vai achar alguma dica que pode te ajudar a construir um bom relacionamento com seus seguidores e atrair novos pacientes ao consultório.
- Você conhece o perfil do seu paciente?
Parece até uma pergunta óbvia. Se você é um ginecologista, pode pensar: são mulheres. Já um urologista vai responder: são homens! Mas, o fato é que público-alvo vai muito além disso e você pode estar deixando passar informações valiosas para o seu posicionamento online. Se você é um ginecologista, é importante também saber a média de idade das suas pacientes, as queixas mais frequentes em consultório e até como elas chegaram até você. Não adianta ter essas informações com base no achômetro. Peça para sua secretária fazer uma busca nas fichas. Você pode ser surpreender com os resultados.
E o porquê isto é importante? Se você pensa em trabalhar conteúdos informativos nas redes sociais, no seu site e em newsletters para pacientes, é necessário saber com quem você está conversando e o tipo de informação que essas pessoas estão buscando. Ou seja, saber quem é o seu público-alvo vai te ajudar a definir um conteúdo relevante, sob a ótica dele! E sabe qual é uma das primeiras ações que te ajudam a construir uma boa reputação online? Um bom conteúdo!
- Faça um balanço!
Depois de identificar o seu público, é importante fazer um balanço. Aqui é o momento de saber se você está impactando e atraindo até o seu consultório quem você almeja como paciente. O que eu quero dizer com isso: se você é um dermatologista com foco na área estética, mas atrai para seu consultório pacientes com queixas mais clínicas, algo está errado no seu processo de atração.
E a comunicação é uma das soluções para esse problema, assim como também pode ser a responsável pela fidelização do seu público (caso você já esteja atingindo o público certo).
Sabendo quem é o seu público, é mais fácil saber o que ele quer ouvir e como ele quer ouvir.
Por exemplo, se você tem pacientes mais jovens ou quer atrair pacientes mais jovens, as redes sociais são excelentes canais de comunicação com este público.
E se você quer trabalhar com redes sociais, a minha dica é: faça um planejamento e crie uma rotina. Planejar te ajuda a construir um conteúdo relevante e direcionado. Já a rotina vai te permitir que este conteúdo seja constante, o que ajuda na atração e fidelização.
Uma boa forma de planejar um bom conteúdo, sob a ótima do seu público, é ouvir o que ele tem a dizer. E isto pode ser feito pelas redes sociais.
- Montando um bom conteúdo
Agora que você sabe com quem você está conversando ou buscando conversar, é hora de montar um bom conteúdo para atrair e fidelizar.
Primeiro passo é entender que a comunicação não é mais unilateral. As redes sociais te permitem interagir com o seu público diretamente e possui ferramentas específicas, inclusive para questioná-lo. Já viu o recurso de enquetes e perguntas do Stories do Instagram? Essa é uma ótima ferramenta de interação que pode te ajudar a levantar temas de interesse do seu público.
Na hora de produzir este conteúdo ou gravar vídeos, cuidado com o excesso de termos e informações técnicas. Lembre que seu público é essencialmente leigo e você precisa passar a informação mais simples possível para ele.
Outra dica é pensar em conteúdos específicos para cada plataforma. Quer trabalhar no Instagram? Use mais imagens interessantes e vídeos. Compartilhe sua rotina. Blog? Trabalhe com textos mais curtos e otimizados para o google (usando técnicas de SEO. Podemos falar mais sobre isso depois). Site? Tenha mais conteúdos informativos sobre os tratamentos que você realiza. O que eu quero dizer é que replicar conteúdos em todas as plataformas pode não ser a melhor estratégia. Para cada uma delas, existe uma forma para se trabalhar!
Se você quer ajuda com esse processo, podemos te ajudar com seu marketing médico.